Oscars do Passado

Não há melhor momento para revisitar algumas lembranças mais memoráveis do Oscar.

p04tsng8Pantages Theatre em Hollywood Boulevard, momentos antes da 30th Cerimonia em 26 de Marco de 1958.

Audrey Hepburn, 1954

p03kftnt

Audrey Hepburn ganhou o prêmio de melhor atriz em 1954 pela comédia romântica Roman Holiday. O filme também ganhou o prêmio de Melhor Figurino e Melhor Storia , The film also won for Costume and Best Story (as the category was called until 1957), creditados a Ian McLellan Hunter e John Dighton.

McLellan Hunter foi o falso nome usado por Dalton Trumbo, um dos roteiristas de Hollywood que mais lucrou nos anos 30 e 40. Trumbo foi colocado na lista negra em 1947 por sua recusa em testemunhar perante o Comitê de Atividades Não Americanas da Câmara e em 1950 ele cumpriu 11 meses de prisão por desacato ao Congresso.Trumbo, que morreu em 1976, foi galardoado postumamente com o Oscar em 1993 pelo roteiro de Roman Holiday.

Bryan Cranston interpretou Trumbo no filme biográfico de 2015, um papel pelo qual foi indicado na categoria de Melhor Ator nos Prêmios de 2016.

Faye Dunaway, 1977

p03kk1rh

Dunaway finalmente ganhou um Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho em Network,  tendo sido nominada dois anos antes por Chinatown e em 1968 por Bonnie e Clyde.

Peter Finch, que interpretou o louco jornalista âncora Howard Beale, morreu dois meses antes dos prêmios e foi premiado póstumo ao Oscar de melhor ator. O filme também ganhou nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Original, com nomeações para Melhor Filme, Sidney Lumet como Diretor, William Holden também como Melhor Ator, Ned Beatty como Melhor Ator Coadjuvante e Edição e Cinematografia.

Finch foi a única pessoa a ganhar um prêmio póstumo da Academia até Heath Ledger que também recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante de em 2009 depois da sua morte.

Jack Nicholson & Dennis Hopper, 1970

p04tsklv

Jack Nicholson foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante por seu papel no culto clássico Easy Rider, um dos filmes que anunciou a era de “New Hollywood” liderada por jovens diretores de autor que estavam plenamente conscientes da contracultura americana.

Henry Fonda, 1982

p03kk6tk

On Golden Pond – O papel de Henry Fonda como um velho mal-humorado que presidia a reunião de família refletiu algumas das tensões da vida real na dinastia Fonda. Aparecendo ao lado de Katharine Hepburn, a performance de Fonda foi homenageada pela Academia com seu primeiro prêmio de Melhor Ator e ele foi apresentado em uma cerimônia especial na casa da família Beverly Hills.

Billy Wilder, 1960

The Apartment (um dos meus filmes favoritos!)

p03kkwfc

Billy Wilder dirigiu e produziu a aclamada comédia de 1960 The Apartment, que estrelou Jack Lemmon, ganhando o Oscar de Melhor Diretor, Melhor Filme e compartilhando o prêmio de Melhor Roteiro Original com seu parceiro de longa data I. A. L. Diamond.

Wilder já havia ganhado três Oscars, em 1946 para Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado no The Lost Weekend (com Charles Brackett), e para Melhor Roteiro Original em Sunset Boulevard em 1951 (com Charles Brackett e D. M. Marshman, Jr).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s